domingo, 2 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO CONTATO COM A LEITURA

                                     MEU PRIMEIRO CONTATO COM A LEITURA


 
BENVINDOS AO BLOG DO GRUPO 4, CURSISTAS DO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO
 
CURSISTAS INTEGRANTES DO GRUPO 4
MILTON MARTINEZ DE BRITO
NILCE MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA
PAULO FERNANDO BADDINI KELLER
REGINA CÉLIA MARTINS DE LIMA
RODRIGO MORAES E SILVA
ROSA MARIA DA SILVA DE MOURA
ROSANA ESTEVAM LERMA

 

11 comentários:

  1. Gosto muito de ler, quando era criança lembro quando meu pai fazia a gente ler todas as placa, tinha dificuldade porque o carro passa rápido e eu não conseguia ler tudo.No dia que consegui ler tudo rápido fiquei muito feliz e meu pai então ficou muito orgulho e eu nunca mais esqueci.

    Sempre li todos os livros solicitado pela escola, os clássico , mas nunca consegui colocar no papel a minha opinião ,muitas vezes contava a história para os meus colegas de classe que não haviam lido o livro e na prova eles tiravam mais nota que eu, acho que por isso que resolvi investir nas ciências exatas.

    ResponderExcluir
  2. Jogo de Varetas Aproveitando a Importância da Leitura

    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    - Reconhecer a importância de ler as regras dos jogos.
    - Criar o hábito de ler para orientar-se.
    - Jogar seguindo as regras lidas.
    Duração das atividades
    Aula de 100 minutos .
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Não há necessidade de conhecimentos prévios .
    Estratégias e recursos da aula

    Jogo
    Laboratório de Informática (se possível)
    O professor divide a turma em grupos de 4 e conversa sobre as regras da turma: não gritar, não correr, esperar a sua vez de falar, avisar quando precisar se ausentar da sala etc!
    Depois da conversa, o professor pergunta que mais eles conhecem que tem regras. Discutir as respostas.
    O professor explica que eles vão jogar Pega Varetas e distribui as regras.


    O professor lê oralmente o texto com os alunos e vai tirando as dúvidas e avaliando a objetividade do texto.

    Regras do Jogo

    1) Podem jogar 2 ou mais jogadores.
    2) Tirar na sorte para decidir quem inicia o jogo.
    O segundo jogador será o sentado à sua esquerda e assim sucessivamente.
    3) Segurar verticalmente as varetas, soltando-as sobre a mesa ou chão e dar inicio ao jogo.
    4) O jogador deverá levantar vareta por vareta sem mover nenhuma das outras, pois se movê-las, perderá o direito de continuar a jogar.
    Se isso acontecer, cederá as varetas a outro aluno que procederá da mesma maneira.
    A única vareta auxiliar, que pode ser utilizada para ajudar a mexer nas outras é a de cor preta.
    5) Terminado o jogo, cada um deve contar as suas varetas e verificar quantos pontos fez.
    Pontuação
    Verde – 5
    Azul – 10
    Amarelo – 15
    Vermelho – 20
    Preto – 50
    Ao final dos esclarecimentos das regras os alunos devem jogar uma rodada ou quantas o professor achar conveniente.

    ResponderExcluir
  3. PARABENS , SEU BLOG ESTA 10 GRUPO 5

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro contato com os livros foi na pré-escola. Ficava encantada com a ilustração das páginas e imaginava que aquelas letrinhas contavam uma história mais bonita ainda. Quando comecei a ser alfabetizada, tinha muita dificuldade com o lado das “barriguinhas” e confundia “b” com “d”. Chegava a ler “goiada” mesmo sabendo que era “goiaba”. Meus pais não tinham muito estudo e quase sempre não respondiam minhas perguntas. Mais tarde, já no ensino médio, precisava vencer minha timidez e para isso recorri à leitura. Achava que se dominasse vários assuntos, poderia conversar com qualquer pessoa e assim me soltar mais. Comecei a “devorar” um livro por semana (com indicação do querido Prof. Benedicto Cleto), o que me permitia descobrir novos universos, histórias, personagens, personalidades e lugares que sabia nunca poder visitar. Isso foi fundamental para o meu crescimento moral e intelectual .




    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal do grupo 4.. não estou conseguindo ver a publicação dos demais membros do grupo, mas o blog esta legal..abraço

    ResponderExcluir
  7. Sou Rosana Estevam Lerma, casada e tenho uma família maravilhosa. Sou professora de Matemática há 27 anos e há 12 na EE Profª Ana Cecília Martins. Portanto, estou quase me aposentando e acreditem: sempre fiz o meu melhor!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não tenho recordações com a leitura na minha infância. Somente um fato que ocorreu quando eu tinha 5 anos e meio: após terminar a 1ª fase do pré na escola Maylasky fui promovida para a 1ª série na mesma escola, porque a 2ª fase foi extinta. Durante seis meses frequentei as aulas com a minha mãe brigando e me batendo porque a professora mandava bilhetes dizendo que eu não acompanhava a sala. Até que o meu pai cansado dessa situação mandou trancar a matrícula e no próximo ano frequentei as aulas regularmente. Tempos difíceis... Em casa, sempre fui cobrada a estudar para obter notas altas, mas a prática da leitura em si, não tive incentivo. Livros, só quando o professor pedia para ler e escrever o resumo. Lembro- me de alguns títulos da coleção Vaga- Lume: “A Ilha Perdida (foi o 1º e adorei), O Escaravelho do Diabo, A Serra dos Dois Irmãos, Açúcar Amargo e o Menino de Asas”. Hoje, apesar das dificuldades, procuro compor textos, relatórios, a fim de aperfeiçoar o meu trabalho em sala de aula. Em casa estimulo meus filhos a lerem desde gibis até obras literárias.Em sala de aula sempre procuro incentivar a leitura de biografias de grandes físicos e matemáticos, além de pesquisas.

    ResponderExcluir
  9. Sou Regina Célia Martins de Lima, professora de Matemática há 26 anos e leciono há 13 na EE Humberto de Campos.Casada e mãe de quatro filhos.

    ResponderExcluir
  10. Viajar pela leitura

    Viajar pela leitura
    sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    que é ter um livro nas mãos.
    É uma pena que só saiba disso
    quem gosta de ler.
    Experimente!
    Assim sem compromisso,
    você vai me entender.
    Mergulhe de cabeça
    na imaginação!
    Clarice Pacheco

    ResponderExcluir
  11. DEIXEMOS DE VIVER PARA COLOCAR COISAS NA MALETA...
    NA HORA FINAL, DE NADA NOS SERVIRÃO.
    O QUE REALMENTE LEVAMOS SÃO OS GRANDES MOMENTOS QUE VIVEMOS, COMO ESTE AGORA, DE ESTAR CONVIVENDO COM VOCÊS E INTERAGINDO.
    É O QUE REALMENTE NOS FAZ FELIZ.
    E ISSO NÃO ESTÁ EM NENHUM LIVRO ESCRITO. ESTÁ NO LIVRO DA VIDA!

    ResponderExcluir